terça-feira, 6 de agosto de 2013

Esquizofrenia Blogueira

Primeiro, preciso esclarecer que tenho usado muito o termo "esquizofrenia" (ou "esquizo") ultimamente, e pode ser que daqui a alguns meses eu ache tudo isso muito tosco, como hoje acho toscas algumas coisas que pensava há alguns meses. Mas, por enquanto, continuarei usando esses termos para dizer que acho tudo muito louco, surreal, sem noção, demente... E também para ironizar um pouco a medicalização da nossa sociedade, mas isso é outra história.

Agora sobre o blog e sobre a minha esquizofrenia. Comecei minha vida de blogueira com um blog mais ou menos coxinha (gíria que tem um monte de significado, mas que para mim significa "gente que acha que manja dos assuntos, mas na verdade só tenta esconder seu desconhecimento e conservadorismo ou reacionarismo em sua arrogância ou em seu dinheiro" - só não era meu caso a parte do dinheiro). E, pois é, não tenho vergonha de dizer que já tive uma fase proto-coxinha, coisa do tipo... Não tenho vergonha porque se digo que tiVE, quer dizer que, assim como aquela fase menina fútil que adiciona todo mundo no orkut, passou. Foi uma mudança gradativa até que as linhas reaças de pensamento desaparecessem do blog.

Simultaneamente, eu tinha um blog religioso. Não era sobre teologia, mas sobre sentimentos e experiências religiosas. Eu o exclui porque percebi estar jogando pérolas a porcos - não só a porcos, mas a porcos principalmente. (Ah, e acostumem-se com referências bíblicas, elas serão comuns).

Aí o outro blog, que começou reacinha, se tornou um blog de desabafos pessoais, e esses desabafos continuam aqui (porque o blog em si continua o mesmo, apesar de eu ter mudado tanto o nome, quanto o link e principalmente o assunto).

Então, após ter entrado para o curso de História - o que, obviamente, me salvou muito do coxismo - eu resolvi criar um blog chamado Pré-historiadora, onde eu postaria alguns dilemas e crises de uma pré-historiadora, ou seja, de uma historiadora em formação. Mas isso aconteceu muito pouco, porque nunca tinha tempo pra escrever muito lá e algumas reflexões eram mais pessoais, não envolviam tanto a história, então postava nesse blog aqui.

Já dá pra perceber as nuances (?) de esquizofrenia, né?!

Bom, pensei em acabar com os blogs todos, mas sinto sempre uma necessidade tão enorme de escrever. Seja para desenvolver uma reflexão, seja para organizar meu pensamento sobre um assunto (por isso talvez alguns textos estejam mal-escritos ou pareçam se contradizer com outros), seja para me manifestar sobre algo, compartilhar minha opinião, etc. Geralmente tenho feito isso por facebook, mas acho meio chato ficar escrevendo textos enormes lá - porque meus textos quase sempre são enormes. Além disso, às vezes as pessoas podem levar algumas coisas pro lado pessoal e não sou disso. Não dou indiretas. Se tiver discordado de você, vou comentar direto mesmo, porque não é pessoal. Se discordo de sua opinião, de maneira nenhuma isso quer dizer que te odeio.

Decidi continuar com blog, mas quero só um e para isso será necessário reunir todos os seres esquizos que compõem a Elisielly: a Eli, a Elis, a Zi, a Zizi, a Lis, entre outras. O que isso quer dizer, sem poesia? Que quero reunir todos os "meus aspectos" aqui, mesmo que eles pareçam incoerentes (para mim, não são). Já era hora de fazer isso.

Então é isso, aqui pretendo escrever reflexões pessoais que talvez sejam escritas de forma tão codificadas que ninguém mais entenda; reflexões gerais sobre vários temas; reflexões religiosas; algo sobre história e sobre historiadores; textos que misturam todos esses tipos de reflexões, etc... Talvez eu mude de ideia várias vezes e talvez até me envergonhe de algumas coisas um tempo depois, mas pode ser que isso signifique amadurecimento.

Por que não escrevo só pra mim? 1. Não tem graça. 2. Minha vida é escrever, já pensou não compartilhar sua vida com mais ninguém? Acho que nem sei me comunicar direito por outros meios. 3. Porque provavelmente alguém vai ler algum texto, e é possível que esse alguém comente e talvez isso seja enriquecedor.

Nenhum comentário: